HQGAMES


Primeiros consoles


Falando em videogames, hoje em dia os nomes “PlayStation”, “Xbox” e “Super Nintendo” podem vir à cabeça de qualquer pessoa. Mas poucas pessoas sabem quem são os “pais” desses dispositivos. Com isso em mente, o TechTudo decidiu contar a história dos primeiros consoles lançados no mundo.

Os técnicos do Google criaram computadores que aprenderam a tocar Atari

Uma característica que marcou a primeira geração de consoles de videogame foi que eles embutiam jogos na memória, com gráficos originais compostos por linhas e pontos. Outros elementos, como falta de áudio ou som que só toca em um único canal, também fazem parte do início do jogo.


Magnavox Odyssey (1972)

O primeiro console lançado comercialmente foi Magnavox Odyssey. Foi concebido por Ralph Baer, o pai dos videogames. Chamado originalmente de The Brown Box, devido ao seu design, o console nasceu como uma ideia de Baer em 1951, mas seu primeiro protótipo foi construído em 1966.

Ao longo dos anos, o projeto continuou a se desenvolver e foi lançado oficialmente em 1972. Para ter os gráficos principais, o console é equipado com uma tela translúcida que deve ser usada na frente da TV. Depois de ligar o console, essas telas serão usadas como configurações para vários jogos e simulam as cores do jogo.

O Odyssey ainda tinha um dispositivo periférico impressionante na época: uma arma leve para jogos de tiro. Even, de acordo com o International Journal of Computer Game Research, em 1971, a Nintendo e a Nintendo cooperaram no desenvolvimento desta arma para consoles de videogame, sendo a primeira vez que a empresa japonesa pisou no ramo de videogames.


Home Ping (1975)

Três anos após o lançamento do Odyssey, a Atari lançou no mercado o Pong, um console de videogame com jogos de arcade na memória. O console consiste em dois botões, que são usados para controlar a barra durante o jogo. Pong caseiro, lançado pela Atari .

Embora o console tenha desencadeado uma ação judicial dos criadores do Odyssey, o console ajudou a popularizar o nome Atari no mundo dos jogos porque a empresa usou o jogo e a tecnologia sem autorização da Magnavox.


Telstar (1976-1978)


Um dos 14 modelos de console da série Telstar


Aproveitando a popularidade de jogos como Pong, a Coleco lançou uma linha de consoles que durou dois anos, mas que rendeu à empresa 14 videogames diferentes. Chamada de “Linha Telstar”, cada console vinha com um design distinto e jogos próprios, devido a falta de capacidade de rodar vários games.




Atari 2600 (1977)

O Atari 2600, lançado em 77, revolucionou o mundo dos games pelo simples fato de introduzir cartuchos com diferentes jogos ao seu console. Agora, os jogadores não estavam presos aos mesmos games embutidos na memória dos videogames, criando uma indústria de produtoras e venda de cartuchos com o seu lançamento.


Atari 2600 permitia o uso de cartuchos


O Atari 2600 é considerado por muitos como o grande responsável pela quebra da indústria de videogames nos anos 80. A indústria se recuperou apenas no final da década, com o lançamento do NES.




Colecovision (1982)

Após alguns anos de hegemonia do Atari 2600, a Coleco resolveu encarar o mercado de games mais uma vez com o Colecovision. Lançado com aproximadamente 12 jogos, o console tinha como vantagem a capacidade de reproduzir quase que totalmente a experiência gráfica dos arcades no conforto da sua sala de estar.


Colecovision vendeu bem, mas sofreu com a crise dos videogames em 1983


O videogame conseguiu vender bem, passando de um milhão de unidades vendidas em um ano. Com a crise no mercado de videogames de 83, as vendas diminuíram drasticamente, ocasionando o descontinuidade do Colecovision em 1985.


Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora